Tudo muda sempre. Mas algumas mudanças demoram mais. Outras mudam de modo inverso ao que se pretende.
Uma das que demora muito a mudar - e de forma inversa - é a reputação da mineração. Agravada por fatos recentes, cada vez mais está claro que uma parte da sociedade quer o produto da mineração, mas não quer a produção deste – pelo menos não por perto.
Mas algumas vezes precisamos extrair os bens minerais do solo perto das pessoas. E é aí que se coloca a dicotomia expressa no nome deste Seminário: minerar com ou contra as comunidades?
Para muitos, a resposta é simples: sempre com. Mas aí está a mudança de efeito inverso. As empresas têm que lutar, todos os dias, para se relacionar melhor com as comunidades. A batalha para melhorar a reputação é permanente.
De novo esta deve ser a tônica que se busca nos debates: como trazer este com para o dia a dia? De que forma reduzir o contra?
Lembrando que, em 2020, a mineração foi um dos setores da mineração que enfrentou com mais tenacidade a pandemia Covid-19. Tanto internamente, mantendo a produção de suas minas, como auxiliando as comunidades em volta a tomar as medidas necessárias.
A pandemia também exigiu uma reformulação completa no evento. Em 2020, o Mineração &X Comunidades será feito remotamente durante o mês de outubro, sempre às quartas-feiras (7, 14, 21 e 28), das 14hs às 18hs. Dessa maneira, evita-se riscos desnecessários e se ameniza o cansaço provocado por eventos virtuais.
No evento, serão abordados os seguintes temas:
-
A Pandemia e as Novas Demandas das Comunidades;
-
O Novo Normal – Como Será a Relação Entre Empresas e Sociedade Após a Pandemia;
-
Mineração e Comunidades Tradicionais;
-
A Diversidade nas Empresas;
-
O Impacto das Novas Legislações sobre Barragens nas Comunidades;
-
Consultas, Audiências Públicas e a Participação das Comunidades no Novo Normal;
-
ESG – As Três Letras que Estão Mudando os Investimentos;
-
Governança – Como se dão as Relações de Poder Econômico, Político e Social nos Novos Tempos.
A carga total será o equivalente ao do evento presencial.
Não serão cobradas inscrições, mas será necessário se inscrever.
E o evento será transmitido ao vivo pelo canal da Brasil Mineral no Youtube.